As contradições e os sonhos
Convido vocês a um evento no Espaço Catarse e a um curso na Deriva

Olá!
Esta edição especial da newsletter é para fazer dois convites a vocês. O primeiro deles é um evento on-line neste sábado, dia 29, para discutirmos o que a Psicanálise tem a dizer sobre as contradições - indesejadas, mas não menos presentes em nosso dia a dia. Ainda dá tempo de se inscrever (coloco os detalhes abaixo).
Um terreno seguro para nossas contradições são os sonhos. Neles, toda incoerência é válida (e valiosa!). No dia 8 de junho começa o curso on-line da escola Deriva A interpretação dos sonhos, voltado para a leitura e discussão do texto com que Sigmund Freud inaugurou a Psicanálise. Serão 4 aulas, sempre às terças-feiras. Quem não puder participar ao vivo pode acompanhar as gravações por 30 dias. Não é preciso ter conhecimento prévio do livro, ou da Psicanálise.
As inscrições estão abertas e detalhadas logo abaixo.
Espero vocês!
Pasolini certa vez escreveu: “Definitivamente, estou protegido pelas minhas contradições. E vocês não poderão nunca debater as questões que me interessam como se eu fosse uma autoridade, exatamente pela presença das minhas contradições escandalosas, e pelas quais, primeiro, eu fico em uma situação embaraçosa.”
Ainda que o notório italiano respirasse aliviado por cair de uma posição de autoridade, historicamente o pensamento ocidental interpreta a contradição como um indício de vulnerabilidade e incoerência, revelando sobre o sujeito algo que escapa à lógica e que o coloca em uma posição de incerteza. Desconcertantemente, uma posição de quem não sabe sobre si. Mesmo assim, falamos e nos contradizemos o tempo todo. Há espaço para a inconsistência em nosso viver? O que a Psicanálise tem a dizer sobre a contradição?
Data: 29/05 (sábado)
Das 15h às 17h
Investimento: R$ 35
Plataforma Zoom Meeting
Inscrições aqui
Produção íntima, mas também coletiva, os sonhos intrigam a humanidade há milênios. Registro divino, mosaico do absurdo ou criptografia do inconsciente? Longe de querer oferecer uma resposta generalizante e definitiva aos enigmas sonhados, Sigmund Freud fez da atividade onírica o alicerce para o entendimento do funcionamento psíquico dos sujeitos, instituindo no pensamento ocidental um modo completamente novo de pensar os desejos, a razão e a consciência quando publica "A interpretação dos sonhos" (1900).
Faremos uma introdução e uma imersão nesta que é considerada a obra inaugural da Psicanálise e o marco de um novo modo de entendimento do humano.
O curso "A interpretação dos sonhos" será composto de quatro encontros, realizados entre os dias 08 e 29 de junho, às terças-feiras, das 19:30h às 21:30h. Todas as aulas são gravadas e ficam disponíveis por 30 dias para quem não puder participar ao vivo.
Dia 08/06 - Aula 01: Interpretações ao absurdo dos sonhos: rastros de sentido
Dia 15/06 - Aula 02: A criptografia do desejo
Dia 22/06 - Aula 03: Sonhar dá trabalho
Dia 29/06 - Aula 04: Os sonhos e nosso funcionamento psíquico
O curso é aberto para todas as pessoas interessadas no tema. Não é preciso ter formação nem conhecimentos prévios em psicanálise para acompanhar.
Clique aqui para se inscrever